Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Agência Virtual
2ª via da fatura
Clique aqui e acesse

Notícias e Eventos

Confira tudo que acontece na CERMOFUL

Visita apresenta caminhos para o desmembramento
12/03/2014
Visita apresenta caminhos para o desmembramento

Integrantes do Conselho de Administração e Comissão de desmembramento da Cermoful visitaram esta semana uma das mais importantes estruturas de cooperativas em Santa Catarina. O grupo foi à Saudades, no Oeste Catarinense para conhecer uma cooperativa que colhe os frutos e beneficia seus associados ao exercer diversas atividades. Geração de energia, construção civil, concreto usinado, pré-fabricados, loja de eletrodomésticos e materiais elétricos, posto de combustível e produção de geradores, são alguns dos ramos em que a cooperativa atua.

Desde o final do ano passado a Cermoful discute com técnicos, diretores e associados o processo de desmembramento. Trata-se da criação de uma nova cooperativa a partir da atual. Legalmente esta poderia atuar em outros ramos, como a geração de energia elétrica que é um dos objetivos da atual administração. “As cooperativas estão perdendo os subsídios do Governo e logo a situação ficará muito difícil. Para se manter no mercado é necessário buscar alternativas que viabilizem o negócio e garantam segurança ao patrimônio do associado”, pontua o presidente Ricardo Bittencourt.

Durante a visita a Ceraçá foi apresentado a estrutura física de suas onze atividades e também a parte burocrática. Desde 2007, quando foi desmembrada , a Ceraçá conseguiu uma evolução em quase todos os negócios e mantêm o equilíbrio econômico em suas atividades, beneficiando de diversas formas seus associados. “Espero que a Cermoful consiga colocar em prática seus objetivos, pois o que fizemos aqui mudou para muito melhor nossa Cooperativa”, disse o presidente da Ceraçá, José Samuel Thiesen.

Os diversos segmentos da Ceraçá

O primeiro braço da Ceraçá, além da eletrificação rural, foi a comercialização de materiais elétricos. Posteriormente, ingressaram no ramos de materiais de construção e eletrodomésticos. Hoje, a Ceraçá possui uma excelente rede de sete lojas, um posto de combustível e mecânica de automóveis, motores e automação industrial.

O quadro social é formado por agricultores que já eram cooperativistas via sistema agropecuário e transferiram esta experiência para a Ceraçá. A solidez também se baseia na intercooperação. A Ceraçá sempre teve o apoio e o incentivo de suas co-irmãs de diversos ramos, principalmente o agropecuário, muito sólido no Oeste Catarinense.