Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Agência Virtual
2ª via da fatura
Clique aqui e acesse

Notícias e Eventos

Confira tudo que acontece na CERMOFUL

Operação para retirar ninhos de João de Barro
04/09/2014
Operação para retirar ninhos de João de Barro

Pássaro é responsável por 10% da queda de energia em SC.


A Cermoful concluiu o processo de retirada de ninhos de João de Barro em locais de risco nos postes da rede elétrica. A medida é necessária, pois ao se instalarem nos postes os pássaros podem provocar grandes problemas no funcionamento do sistema ocasionando curtos circuitos e o desligamento da rede e, em alguns casos a própria morte do pássaro. Neste ano foram catalogados mais de 900 ninhos ao longo das redes.


Para que a Cooperativa possa fazer a retirada do ninho é necessário receber autorização do Ibama. Os documentos que permitem a operação são expedidos após a certificação de que não há ovos nem filhotes no local. Além disso, a operação só pode ser realizada fora do período de reprodução do pássaro, quando o João-de-Barro já abandonou o lar .
Conforme dados da Celesc, o pássaro construtor é responsável por 10% da queda de energia elétrica em Santa Catarina. Números que deixam em alerta o setor e exigem cada vez mais preparo para as empresas de eletricidade.


"Caso haja ninhos em construção vamos retiramos somente os que não atingiram 50% da estrutura total", esclarece a engenheira ambiental, Flávia E. B. Pagnan. Já os ninhos que estão a uma distância (mínimo de 15cm) que garanta a integridade, tanto do ninho quanto da rede, não foram manuseados, apenas nos casos em que esteja danificado ou abandonado.