Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Agência Virtual
2ª via da fatura
Clique aqui e acesse

Notícias e Eventos

Confira tudo que acontece na CERMOFUL

Equipe da Cermoful realiza visita técnica na SATC
06/05/2021
Equipe da Cermoful realiza visita técnica na SATC

O Presidente da Cermoful, Rudy Recco, acompanhado dos engenheiros Adelcio Cavagnolli e Tatiane Hoepers, e dos gerentes José Lima e Samuel Sartor, realizaram uma visita técnica ao Centro Tecnológico da SATC. Além de conhecer todo o complexo, a comitiva teve acesso aos projetos desenvolvidos em parceria com a SATC, Cermoful e Coopera através do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor de Energia Elétrica (P&D), que é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL.

Um dos projetos é o gerenciamento dos reguladores de tensão a distância, através da instalação de medidores remotos de parâmetros indiretos, visando o pré-diagnóstico sem a necessidade de deslocamentos ou conexão de equipamentos. Com isso, o controle da qualidade de energia ganha mais agilidade, trazendo mais credibilidade a todo o sistema de distribuição.

Outro projeto que conta com parceria das duas cooperativas é o LABÓLEO - Laboratório do óleo, que realiza análise e laudo de certificação de óleos dos transformadores de energia elétrica. Além de auxiliar na preservação do meio ambiente através do descarte correto destes materiais, a medida visa economizar insumos e tempo, uma vez que o projeto prevê o uso da tecnologia para facilitar o controle e a manutenção corretiva dos materiais e equipamentos, afirma Adelcio Cavagnolli, Gerente de Distribuição da Cermoful.

O LABÓLEO - Laboratório do óleo, atua nas demandas voltadas à análise e avaliação de fluidos minerais isolantes, utilizados para refrigeração e isolamento de equipamentos elétricos. Fundamentado em normas nacionais e internacionais de regulamentação, faz diagnósticos e emissão de laudos sobre as condições dos fluidos isolantes e equipamentos. Entre os serviços que o laboratório oferece, estão os ensaios físico-químicos para transformadores, analisando densidade, cor, teor de água, fator de potência, rigidez dielétrica, tensão interfacial e superficial e acidez/basicidade, realizando ainda ensaios de extração e análise dos gases dissolvidos no óleo.

Segundo o Professor João Mota Neto, Coordenador Técnico do projeto junto a SATC, buscou-se o desenvolvimento de um projeto composto por um hardware e software sendo os resultados uma solução que envolveu diferentes áreas do conhecimento como a mecatrônica, elétrica, mecânica e química, a fim de, atender as necessidades do setor elétrico e contribuir para o desenvolvimento tecnológico da região.

Para Rudy Recco, Presidente da Cermoful, é muito importante este tipo de parceria, afinal, juntos podemos buscar soluções para as cooperativas e os nossos associados.