Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Agência Virtual
2ª via da fatura
Clique aqui e acesse

Notícias e Eventos

Confira tudo que acontece na CERMOFUL

Cermoful, Coopera e Satc em projeto de Pesquisa e Desenvolvimento
02/10/2018
Cermoful, Coopera e Satc em projeto de Pesquisa e Desenvolvimento

O objetivo é desenvolver uma tecnologia pioneira que vai diagnosticar num sistema informatizado de comunicação o estado dos reguladores de tensão instalado nas redes elétricas. Um antigo problema para as distribuidoras de energia que a Cermoful, Coopera e Satc pretendem encontrar solução.

Para isso, as duas Cooperativas assinaram um contrato conjunto de P&D (pesquisa e desenvolvimento) com investimento de R$ 600 mil. Em 24 meses, professores e alunos dos cursos de Engenharia Mecatrônica, Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica da Satc, devem propor uma solução, em hardware e software, que será aplicada no sistema.

Os reguladores de tensão são equipamentos fundamentais no processo de distribuição de energia, por isso exigem manutenção constante das empresas. Com o projeto da Satc, a intenção é verificar se essa revisão contínua é feita de maneira correta, observando a durabilidade dos equipamentos.

Uma manutenção mais efetiva pode reduzir também os custos. “Seguimos fazendo investimentos, aprimorando os sistemas e promovendo melhorias”, destacou o presidente da Cermoful, de Morro da Fumaça, Ricardo Bittencourt.